17 de setembro de 2005

Bloomsbury Group

21:36 pm de sábado e eu me pego estudando the bloomsbury group. um grupo de amigos que se conheceu por volta de 1900 e, por compatibilidade de gênios, acabou se tornando uma das maiores influências culturais inglesas do século XX. t.s. elliot enviava suas publicações em primeira mão para o grupo, afim de fazer tipo um beta test. publicaram algumas coisas, riram muito, acabaram com produções artísticas devido críticas ferinas e até fizeram uma ponta no filme "as horas" que reconta parte da vida da virgnia woolf em mescla com suas personagens.

mas, pera aí, um dos integrantes dessa galera cool é john maynard keynes? sim, virginia woolf não é de se surpreender, mas o keynes? o cara que ditou as regras economicas que vingam até hoje? um ECONOMISTA? pois sim, e genial.

keynes é um dos principais expoentes da economia mundial, lançou a the economic consequences of the peace, texto polêmico e bem interessante mas, sem duvida, seu trabalho de maior impacto foi a teoria geral do emprego juros e capital (por algum motivo, keynes suprimiu s virgulas no título de seu trabalho.. não sou eu quem vai po-las), que basicamente quebra a idéia de que a tendência de qualquer sistema capitalista é encontrar o equilíbrio no pleno emprego.

além disso, frisou a idéia de que os governos só mantém o sistema capitalista saudável e em constante evolução contraindo empréstimos e reinvestindo o suficiente para pagá-los, com juros estipulados por instituições de alçada mundial.

keynes se casou com uma bailarina russa (cara de sorte) e se tornou lorde em 1942. era um fiadaputa, tendo se envolvido com praticamente todas as mulheres (e, dizem, alguns homens) do bloomsbury group.

bela figura. gente boa. esse aí se deu bem.

Nenhum comentário: